Criar um Site Grátis Fantástico
TRATAMENTOS PARA A POLUIÇÃO
TRATAMENTOS PARA A POLUIÇÃO

Com o expressivo crescimento dos estudos tecnológicos, foi possível a elaboração de formas de tratamento de solos contaminados, porém exige um investimento muito alto, o que torna sua viabilidade muito difícil, principalmente para as empresas de pequeno porte.

Os tipos mais comuns de tecnologia de tratamento, empregados na recuperação de solos contaminados, são:

Tratamento Térmicoconsiste na desinfestação do solo através do uso de vapores. As instalações para este método de tratamento podem ser semi-móveis, e os custos dependem, não só do processo em si, como também do teor de umidade, tipo de solo e concentração de poluentes, bem como de medidas de segurança e das regulamentações ambientais em vigor. Uma das vantagens deste método, é a ausência de resíduos tóxicos, como pode ocorrer em outros tipos de tratamento.

Tratamento Físico-Químico: dos processos físico-químicos, os métodos atualmente mais usados baseiam-se na lavagem do solo. Estes métodos fundamentam-se no princípio tecnológico da transferência de um contaminante do solo para um aceitador de fase líquida ou gasosa. Os principais produtos a obter são o solo tratado e os contaminantes concentrados. O processo específico de tratamento depende do tipo(s) de contaminante(s), nomeadamente no que se refere ao tipo de ligação que estabelece com as partículas do solo.

Tratamento Biológico: os métodos biológicos baseiam-se no fato de que os microorganismos têm possibilidades praticamente ilimitadas para metabolizar compostos químicos. Tanto o solo como as águas subterrâneas contêm elevado número de microorganismos que, gradualmente, vão se adaptando às fontes de energia e carbono disponíveis, quer sejam açúcares facilmente metabolizáveis querem sejam compostos orgânicos complexos. No tratamento biológico, os microorganismos naturais, presentes na matriz, são estimulados para uma degradação controlada dos contaminantes (dando às bactérias um ambiente propício, oxigênio, nutrientes, temperatura, pH, umidade, mistura, etc.). Em determinadas situações (presença de poluentes muito persistentes), pode ser necessário recorrer a microorganismos específicos ou a microorganismos geneticamente modificados, de modo a conseguir uma otimização da biodegradação.

tratamento biologico